Carol Iara é uma mulher negra, feminista, travesti, intersexo e do axé. Cresceu em Sapopemba, periferia de São Paulo. É trabalhadora da Saúde e atuou com vítimas de violência no Hospital Tatuapé. É positHIVa contra o estigma. Mestra em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC, é escritora e poetisa. Compôs o mandato coletivo da Bancada Feminista e agora é candidata a vereadora pelo PSOL com o núero 50000.
Informações
Data de nascimento: 31 de Dezembro de 1992
Cor ou raça: Preta
Gênero: Travesti
Sexualidade: Bissexual
Escolaridade: Mestrado Completo
Ocupação: Trabalhadora da Saúde
Propostas
Direito à cidade
Eu nasci em Sapopemba e, como eu, milhões de pessoas vivem na periferia. Por isso, defendo inverter a lógica de prioridades: parar de combater os pobres com polícia e combater a pobreza com mais direitos. Mais do que isso, a periferia produz arte, cultura e valor a partir do suor do trabalho, por isso quero valorizar essas vivências e colocar a periferia no centro do debate da cidade. Sou do time do Boulos que defende o Tarifa Zero. Assim como investir na gestão de risco contra inundações, defender a água e o saneamento contra a privatização e a reforma urbana com justiça climática.
Enfrentamento ao racismo ambiental
O agro é fogo, adoece e empobrece os povos, principalmente racializados. Racismo e a desigualdade social fazem com que trabalhadores pobres, negros e indígenas, no campo e na cidade estejam ainda mais vulneráveis à crise climática e hídrica, à insegurança alimentar, intoxicação por agrotóxicos, deslizamentos e alagamentos. Por isso, defendo o combate ao racismo ambiental com a defesa de povos indígenas e periféricos nas políticas públicas ambientais, bem como reforma agrária e demarcação de terras dos povos originários, pelo direito do uso da terra para a vida e não para o lucro.
Adaptação e redução de desastres
Queremos reconstruir o Brasil que o Bolsonaro e o Salles queimaram, lutando contra o modelo predatório que está na raiz dos desastres climáticos e sustenta a grilagem de terras, o garimpo, as madeireiras e o desmatamento que colocaram a cidade de São Paulo com fumaça tóxica. Prevenir desastres exige investimento e proteção às comunidades mais afetadas. Defender os rios, mares e nascentes, conservar a Mata Atlântica, preservar costumes originários e o desmatamento zero é defender não só a natureza, mas também a vida e a saúde de todos, todas e todes.
O que esperar de Carol Iara
*As organizações da plataforma não se responsabilizam pela efetivação dos compromissos declarados pelas candidaturas. O controle social e a participação ativa da cidadania são fundamentais para que parlamentares e gestores públicos cumpram suas promessas.
Compartilhe nas redes sociais para apoiar Carol Iara!
Compartilhe esse perfil nas redes sociais e com seus amigos para que as propostas de Carol Iara cheguem em mais gente:
Viu algo estranho? Clique aqui para denunciar esse perfil.