Foto de Coletivo Cuca Congo

Porto Alegre - RS

Coletivo Cuca Congo | 65165

Vereador/a PCdoB Mandato Coletivo

Somos o Coletivo Cuca Congo, formado por 6 mulheres negras: Luciane Congo , Cris Medeiros, Itanajara Almeida, Rafah Abenserrage, Carmem Barros e Carol Schneider. Somos mães, trabalhadoras, educadoras antirracistas, professoras, periféricas, ativistas sociais e comunitárias, defensoras dos direitos das catadoras de resíduos sólidos , do desenvolvimento sustentável e dos direitos das crianças e adolescentes. Somos da matriz africana e lutamos contra o racismo religioso.


Informações

Data de nascimento: 15 de Outubro de 1969

Cor ou raça: Preta

Gênero: Mulher cis

Sexualidade: Não declarada

Escolaridade: Pós-Graduação Completa

Ocupação: Professora


Propostas

Educação climática

-Formação continuada de educadores e educadoras, oficinas, espaços de trocas,espaços de vivências para crianças e estudantes e suas comunidades escolares, parcerias com as universidades, sociedade civil, povos tradicionais, indígenas, quilombolas, associações de catadores. - Políticas de educação ambiental integrada e transversal, núcleos de educação ambiental nas escolas, -Campanhas de conscientização envolvendo a população e empresas , no que se refere à produção e destinação de resíduos e proteção da fauna, flora e hidrologia urbana

Gestão de resíduos

Ações efetivas para diminuição da vulnerabilidade em desastres climáticos estão totalmente conectadas a gestão de resíduos sólidos e conservação do meio ambiente. As catadoras de resíduos sólidos tem atuação fundamental, contribuindo para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e para a diminuição da demanda por recursos naturais. A reciclagem é ação prioritária de sustentabilidade geração de renda e trabalho, principalmente para as mulheres. - Gestão de resíduos sólidos com a participação da sociedade civil organizada, em especial das catadoras

Povos e comunidades tradicionais

- Reconhecer os povos tradicionais como detentores de um sistema alimentar e de saúde coletiva próprios. Projetar um programa voltado aos territórios tradicionais, com participação e diálogo, reconhecendo e considerando os saberes e valores civilizatórios , garantindo moradia segura, respeitando suas formas de viver, segurança alimentar(fortalecendo a economia de cozinhas solidárias) hídrica e energética, bem como a construção de segurança ambiental dos territórios frente as mudanças climáticas com restauração ecológica e soluções baseadas na natureza.

O que Coletivo Cuca Congo tem a dizer

O que esperar de Coletivo Cuca Congo

*As organizações da plataforma não se responsabilizam pela efetivação dos compromissos declarados pelas candidaturas. O controle social e a participação ativa da cidadania são fundamentais para que parlamentares e gestores públicos cumpram suas promessas.


Compartilhe nas redes sociais para apoiar Coletivo Cuca Congo!

Compartilhe esse perfil nas redes sociais e com seus amigos para que as propostas de Coletivo Cuca Congo cheguem em mais gente:

Viu algo estranho? Clique aqui para denunciar esse perfil.