Sou Gabriel Pedro dos Santos Ribeiro, 23 anos, nativo de Porto Seguro e cria da Periferia. Artista, poeta, capoeirista e ativista ambiental tenho raízes indígenas e negras que me conectam à luta pela preservação da natureza e justiça social. Estudante de licenciatura interdisciplinar em Ciências da Natureza, participo de movimentos políticos e culturais que defendem os direitos da nossa comunidade. Luto por educação, cultura, saneamento, agua para todos, protagonismo jovem e justiça climática.
Informações
Data de nascimento: 11 de Setembro de 2000
Cor ou raça: Preta
Gênero: Homem cis
Sexualidade: Heterossexual
Escolaridade: Superior Incompleto
Ocupação: Estudante de Licenciatura em Ciências da Natureza
Propostas
Educação climática
Implementaremos uma política pública de informação sobre a situação climática e seus impactos, focada nos diferentes territórios e segmentos da população, incentivando ações de adaptação, resiliência e enfrentamento às emergências climáticas. Propomos a criação de um Plano Municipal de Educação Ambiental, com formação sobre preservação dos ecossistemas locais, e escolas como centros de referência em sustentabilidade. Projetos educacionais e práticas pedagógicas interdisciplinares focarão em educação ambiental, envolvendo currículo, gestão e comunidade escolar.
Transporte e mobilidade
A mobilidade urbana é essencial para garantir o Direito à Cidade. Deslocar-se é um direito fundamental para acessar educação, trabalho, saúde, lazer e cultura. Propomos: mais ciclovias e infraestrutura para ciclistas; tarifa zero no transporte público, começando com passe livre para estudantes; fiscalização da Viação de Porto Seguro para ampliar linhas e melhorar condições de trabalho; criação do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade; e substituição gradual da frota pública por veículos elétricos e movidos a biocombustíveis.
Enfrentamento ao racismo ambiental
Propomos um projeto de lei para obrigar o município a realizar estudos climáticos anuais, mitigando catástrofes . Adaptaremos o Plano Nacional da Juventude Negra Viva ao município e implementaremos o Programa Jovens Negociadores pelo Clima, capacitando jovens líderes, especialmente das periferias e comunidades indígenas e negras. Criaremos Conselhos de Juventudes pelo Clima (CONJUCLIs) e fomentaremos, via edital, organizações que atuam em territórios afetados pelo racismo ambiental, com prioridade a iniciativas lideradas por jovens negros e indígenas.
O que esperar de Gabriel Jack
*As organizações da plataforma não se responsabilizam pela efetivação dos compromissos declarados pelas candidaturas. O controle social e a participação ativa da cidadania são fundamentais para que parlamentares e gestores públicos cumpram suas promessas.
Compartilhe nas redes sociais para apoiar Gabriel Jack!
Compartilhe esse perfil nas redes sociais e com seus amigos para que as propostas de Gabriel Jack cheguem em mais gente:
Viu algo estranho? Clique aqui para denunciar esse perfil.