Artesã, integrante da Executiva do Fórum de Economia Solidária de Niterói e ativista dos movimentos socioambientais e culturais na Região Oceânica, tem história nas lutas populares. Como servidora do INCRA e sindicalista, engajou-se na luta pela reforma agrária, dedicando especial atenção à proteção dos direitos das trabalhadoras rurais. Moradora de Niterói há mais de vinte anos, mantém até hoje o vínculo com suas origens, na qualidade de membra do Conselho Consultivo do Comitê Chico Mendes.
Informações
Data de nascimento: 27 de Novembro de 2056
Cor ou raça: Branca
Gênero: Mulher cis
Sexualidade: Heterossexual
Escolaridade: Ensino Médio Completo
Ocupação: Integrante da Executiva do Fórum de Economia Solidária de Niterói
Propostas
Economia verde
Instituir a Economia Solidária como política pública transversal em Niterói, com ênfase na produção cultural, no turismo de base comunitária, na economia circular, nas tecnologias sociais e nos diversos segmentos compreendidos pela chamada Economia Criativa. Ampliar os incentivos e os espaços destinados a empreendimentos e eventos da Economia Solidária.
Gestão de resíduos
Propor programas de incentivo à coleta seletiva que promovam a inclusão dos catadores autônomos e a formação de cooperativas de base solidária, como parte de um projeto de desenvolvimento de economia circular que reduza substancialmente os resíduos destinados a “lixões”. Fiscalizar a concessão do serviço público de abastecimento de água e saneamento, especialmente na questão da qualidade dos efluentes despejados nas lagoas da Região Oceânica.
Transporte e mobilidade
Lutar pela Tarifa Zero no transporte público de passageiros e, em paralelo, fiscalizar as atuais concessões tendo em vista aumentar a disponibilidade e a eficiência dos serviços por meio de ônibus e vans. Lutar pelo reordenamento das ciclovias da cidade de forma a melhorar a segurança de ciclistas e pedestres. Ampliar a rede de bicicletários e o programa de bikes gratuitas, principalmente em direção à Região Oceânica onde boa parte dos moradores usa bicicletas.
O que JUJUCA tem a dizer
O que esperar de JUJUCA
*As organizações da plataforma não se responsabilizam pela efetivação dos compromissos declarados pelas candidaturas. O controle social e a participação ativa da cidadania são fundamentais para que parlamentares e gestores públicos cumpram suas promessas.
Compartilhe nas redes sociais para apoiar JUJUCA!
Compartilhe esse perfil nas redes sociais e com seus amigos para que as propostas de JUJUCA cheguem em mais gente:
Viu algo estranho? Clique aqui para denunciar esse perfil.