Servidora pública concursada da Prefeitura de Maricá. Coordenadora de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura (licenciada). Especialista em meio ambiente. Fotógrafa, escritora, professora, palestrante e curadora de diversas exposições. Presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Ambiental de Maricá, o único do Brasil com categoria mirim. Conselheira do CET (Conselho Estadual de Tombamento do INEPAC - licenciada) e membro da APALMA Associação Preservação Ambiental Lagunas de Maricá.
Informações
Data de nascimento: 25 de Julho de 1975
Cor ou raça: Branca
Gênero: Mulher cis
Sexualidade: Heterossexual
Escolaridade: Pós-Graduação Completa
Ocupação: Arquiteta Urbanista
Propostas
Educação climática
Lei que crie, nas escolas, o agente ambiental mirim. Serão crianças que, acompanhadas de seus professores, visitarão a comunidade onde a escola está inserida, focando em educação sanitária, ambiental e climática, levando informações e fiscalizando as transformações na região; Lei que coloque a educação climática e o racismo ambiental como temas transversais a todas as disciplinas do ensino fundamental. Lei de implantação do Curso de Formação continuada para servidores públicos que englobe a Educação Ambiental e Climática como temas prioritários.
Gestão de resíduos
Lei de incentivo à compostagem residencial; Lei de fomento aos artistas e artesãos que utilizarem como matéria prima resíduos descartados; Lei que crie a Fábrica-Escola de Ecodesign (parceria com uma universidade), que formará profissionais especialistas em design a partir de materiais descartados.
Povos e comunidades tradicionais
Lei de proteção plena aos povos originários, garantindo-lhes a posse da terra, os direitos básicos constitucionais, a preservação e valorização de suas culturas; Lei para ensino do Guarani nas escolas municipais; Lei que dará a posse da terra aos moradores de Zacarias. Lei que reconheça como patrimônios imateriais da Cidade de Maricá os saberes tradicionais dos pescadores de Zacarias, como a pesca de galho, por exemplo; Lei que obrigue o acompanhamento arqueológico em todas as obras públicas e também na construção de condomínios privados em áreas a partir de 1000m².
O que Renata Gama tem a dizer
O que esperar de Renata Gama
*As organizações da plataforma não se responsabilizam pela efetivação dos compromissos declarados pelas candidaturas. O controle social e a participação ativa da cidadania são fundamentais para que parlamentares e gestores públicos cumpram suas promessas.
Compartilhe nas redes sociais para apoiar Renata Gama!
Compartilhe esse perfil nas redes sociais e com seus amigos para que as propostas de Renata Gama cheguem em mais gente:
Viu algo estranho? Clique aqui para denunciar esse perfil.