Tenho 53 anos, natural de Pelotas/RS, venho de uma família de professores e comerciantes. Bacharel em Direito pela UCS - Canela , servidora pública do judiciário estadual, a partir de 2002, minha principal ocupação. Moro em Igrejinha desde 2005, cidade que escolhi para viver. Pela 1ª vez, concorro a um cargo eletivo, coloquei o nome à disposição do Partido dos Trabalhadores, para justamente, oferecer uma outra visão política, com um novo olhar, humanizado, social e ambiental.
Informações
Data de nascimento: 11 de Fevereiro de 1971
Cor ou raça: Branca
Gênero: Mulher cis
Sexualidade: Homossexual
Escolaridade: Superior Completo
Ocupação: Servidora Pública do Judiciário Estadual - TJRS
Propostas
Moradia digna
Implementar políticas habitacionais, como o programa Minha Casa Minha Vida, para construção de moradias (com praças projetadas para integração das famílias e bem estar urbano), em locais seguros e fora das áreas de risco existentes em Igrejinha, com eficiência hídrica e energética, em especial, para atendimento aos atingidos pelos últimos desastres. Estímulo a implantação de cisternas domésticas. Democratizar o acesso e assegurar o direito a moradia e infraestrutura, considerando o caráter social do espaço urbano do município.
Educação climática
Desenvolver o ensino ambiental, a partir das escolas, para conscientizar que o cuidado com o ambiente reflete na atenuação ou no agravamento da emergência climática, despertando o interesse por empregos verdes (a serem fomentados pela administração). Ampliar a participação dos alunos no Centro de Estudos Ambientais local. Propiciar à Defesa Civil, equipamentos e estrutura, para monitorar os riscos, atender os eventos decorrentes e formar agentes populares com capacidade de auxílio, tornando-a efetiva e permanente.
Gestão de resíduos
Retomar a coleta seletiva, incentivando a manutenção/criação de cooperativas de reciclagem (com geração de renda), para a correta destinação dos resíduos e reaproveitamento de recicláveis. Orientar a comunidade sobre compostagem de orgânicos (e sua utilização em hortas). Criação de uma Frente Ampla entre as cidades vizinhas para construção de projetos em defesa do meio ambiente e do Rio Paranhana.
O que esperar de VALÉRIA
*As organizações da plataforma não se responsabilizam pela efetivação dos compromissos declarados pelas candidaturas. O controle social e a participação ativa da cidadania são fundamentais para que parlamentares e gestores públicos cumpram suas promessas.
Compartilhe nas redes sociais para apoiar VALÉRIA!
Compartilhe esse perfil nas redes sociais e com seus amigos para que as propostas de VALÉRIA cheguem em mais gente:
Viu algo estranho? Clique aqui para denunciar esse perfil.