As candidaturas chanceladas pela plataforma se comprometem a fazer esforços por políticas de incentivo e implementação de pelo menos três pautas prioritárias listadas abaixo. Elas refletem o compromisso com o enfrentamento das mudanças climáticas e a promoção de políticas efetivas para suas comunidades.
O controle social e a participação ativa da cidadania são fundamentais para garantir que parlamentares e gestores públicos cumpram esse compromisso.
Transporte coletivo gratuito e de qualidade, modais com menos emissões e mobilidade ativa.
Direitos, reconhecimento e valorização de conhecimentos e tecnologias de povos e comunidades tradicionais.
Ensino sobre meio ambiente e mudanças climáticas nas escolas, formação profissional para empregos verdes, formação de agentes populares para gestão do risco climático.
Cultura viva, segurança cidadã, participação ativa das comunidades, protagonismo de pessoas negras, indígenas e jovens na construção de soluções.
Políticas habitacionais justas e participativas, moradia resiliente aos impactos de eventos climáticos extremos, eficiência hídrica e energética.
Mais fontes de energias renováveis que substituam gradualmente o uso de fontes poluidoras e garantam os direitos socioambientais das populações em seus territórios.
Agricultura livre de agrotóxicos, produção agroecológica, agricultura familiar e mais vegetais na mesa da população.
Mais áreas verdes e parques públicos, menos ilhas de calor, segurança pública e bem-estar urbano, cidades mais sustentáveis e inclusivas.
Políticas públicas para pessoas atingidas por eventos climáticos extremos, projetos e recursos para infraestrutura resiliente, monitoramento e resposta rápida a desastres ambientais.
Habitats da fauna local protegidos, controle de zoonoses para evitar doenças vetoriais agravadas pela crise climática.
Indústrias e processos produtivos sem carbono, bioeconomia, novos empregos verdes.
Políticas públicas de recuperação ambiental e assistência imediata, incluindo moradias sustentáveis e serviços de saúde física e mental, para comunidades impactadas por desastres ambientais.
Compostagem de resíduos orgânicos, economia circular, mais iniciativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis, uso de materiais biodegradáveis.
A Mandatos-C, uma Aliança de Lideranças do Legislativo pela Ação Climática, é uma iniciativa do Clima de Eleição que, desde 2021, apoia e acelera diversas legislaturas para a elaboração de políticas públicas climáticas por meio de capacitações continuadas com especialistas da área, produtos de conhecimento e ferramentas práticas. O impacto já alcança 44 gabinetes do legislativo municipal, 16 Assembleias Legislativas e 19 cadeiras na Câmara de Deputados.
O NOSSAS é uma organização comprometida com a defesa da democracia, com foco na Justiça Climática, Racial e de Gênero. Atua, sobretudo, a partir de campanhas de pressão sobre tomadores de decisão e mobilização de bases ativistas, além do compartilhamento de tecnologias de engajamento cívico e da participação de coalizões empenhadas na transformação social.